Biomas - Amazônia

 

Abrangência: Totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e parte dos estados de Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

 

Território legalmente protegido por unidades de conservação: 25%1


Maior bioma brasileiro, a Amazônia é considerada a maior reserva de biodiversidade tropical do mundo.  Calcula-se que o bioma abriga 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical mundial) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).

 

Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem, entre outros, enormes estoques de borracha, castanhas, peixes e minérios, representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região tem também grande importância cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre usos e maneiras de usar a biodiversidade sem esgotá-la nem destruir o habitat natural.


A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.


No entanto, toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis.

 

Veja a lista de Unidades de Conservação na Amazônia

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

1 www.mma.gov.br/cadastro_Uc. Unidades de conservação com cadastro finalizado no Cadastro NAcional de Unidades de Conservação/MMA até 10/05/2011