Biomas - Amazônia

 

Abrangência: Presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.


Território legalmente protegido por unidades de conservação: 7%1


Com clima semi-árido, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Concentrada na região Nordeste, a Caatinga abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Boa parte deste patrimônio biológico não pode ser encontrado em outro lugar do mundo, o que torna este bioma tão importante para o país.

 

Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos seus recursos naturais para sobreviver. Sua biodiversidade também ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. O bioma tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.


Apesar da sua importância, a Caatinga tem sido desmatada de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e industriais, ao sobrepastoreio e a conversão para pastagens e agricultura. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o desmatamento chega a 46% da área do bioma, comprovando a importância de se concretizar uma agenda de criação de unidades de conservação e promoção de alternativas para o uso sustentável da biodiversidade.


Veja a lista de Unidades de Conservação na Caatinga

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

1 www.mma.gov.br/cadastro_Uc. Unidades de conservação com cadastro finalizado no Cadastro NAcional de Unidades de Conservação/MMA até 10/05/2011