Digitalização de Coleções

O acesso e o uso dos dados contidos nas coleções têm sido enormemente estimulados com o advento da documentação digital desses acervos.  Antes acessíveis somente por meio de publicações científicas ou por meio de visitas restritas, normalmente por pessoas do meio acadêmico para fins de pesquisa, os dados contidos nos acervos são hoje crescentemente disponibilizados em sistemas on-line, reduzindo esforços, custos e tempo necessários para que sejam acessados. 


FOTOS: Divulgação/SiBBr
Laboratório da digitalização do Jardim Botânico de Nova York, onde bolsistas do SiBBr atuam para a repatriação dos registros da biodiversidade brasileira do acervo da instituição.

Nos dias atuais é cada vez mais comum a digitalização de dados, informações e amostras de coleções biológicas. A digitalização refere-se à captura de informação em formato eletrônico, que pode, posteriormente, ser disponibilizada em banco de dados on-line públicos ou de acesso restrito para grupos determinados de usuários.

A digitalização pode incluir uma ampla variedade de materiais, como etiquetas com dados de espécimes da fauna e flora ou até mesmo os próprios espécimes, cadernos de campo, livros de tombo e todo o tipo de informação disponível em formato físico.

Suporte para digitalização de coleções

Para auxiliar instituições interessadas em iniciar projetos de digitalização de coleções, o Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês) produziu uma extensa literatura em inglês que aborda as diferentes fases do processo.

A cartilha “Initiating a Collection Digitisation Project”, voltada para auxiliar pesquisadores e instituições que estão iniciando um processo de digitalização, apresenta o passo-a-passo para planejar o projeto. Escrita por consultores com larga experiência em digitalização de coleções de grande e pequeno porte, a publicação é um guia básico para planejar adequadamente a digitalização de acordo com os recursos humanos e financeiros disponíveis.

O SiBBr também disponibiliza informações úteis para a digitalização de coleções biológicas, com links para guias e ferramentas reconhecidas globalmente e literatura sobre as experiências bem sucedidas de digitalização de coleções. Saiba mais aqui.

 

SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira