Publicar dados

A publicação de dados no SiBBr é um serviço gratuito feito por meio da ferramenta IPT (Integrated Publishing Tool, em inglês), um aplicativo em código aberto desenvolvido pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês) para publicar conjuntos de dados e metadados associados. As informações devem estar digitalizadas em planilhas ou em bancos de dados, ou a instituição publicadora pode integrar seu sistema de dados institucional com o SiBBr usando o IPT.

Uma vez publicados no SiBBr, os dados podem ser visualizados, baixados, analisados e utilizados pela sociedade em processos de pesquisa básica e aplicada, educação, gestão, conservação e tomada de decisão. Cabe exclusivamente ao publicador escolher qual tipo de licença fornecer para os dados publicados por meio do SiBBr. 

A publicação no SiBBr aumenta a possibilidade de reconhecimento acadêmico e a visibilidade dos pesquisadores que utilizam o sistema. O publicador também acessa ferramentas, padrões e protocolos desenvolvidos e mantidos pela comunidade internacional de informática para biodiversidade, que auxiliam na construção de banco de dados para projetos de pesquisa.

Além disso, o SiBBr oferece amplo suporte técnico aos publicadores, tanto on-line, quanto presencial em treinamentos organizados para facilitar processos de digitalização, publicação, integração e uso de dados. Guias de publicação e vídeos tutoriais também estão disponíveis on-line.

É importante destacar que o SiBBr não substitui os bancos de dados existentes. Instituições e pesquisados podem escolher quais informações, e em que momento, podem ser integradas ao sistema.

A publicação de dados no SiBBr também atende à requisitos da legislação brasileira, como a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) e a Política Nacional de Meio Ambiente (6.938/81), entre outras, e à resoluções do Conselho Nacional de Biodiversidade (CONABIO) sobre divulgação de informações provenientes de coleções biológicas. O Sistema também alinha com os compromissos assumidos pelo Brasil como signatário de convenções internacionais, entre elas a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), o Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e as Metas de Aichi.

SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira