Agenda

9º Congresso Brasileiro de Mastozoologia

A inserção da mastozoologia na sociedade moderna é o tema central do 9º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, que acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, em Pirenópolis (GO). Organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Universidade de Brasília (UnB), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Mastozoologia e a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, o evento conta com programação diversificada, com ênfase em temas atuais de pesquisa e discussões sobre questões ambientais que afetam diretamente a sociedade. 

Durante o congresso, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) irá ministrar a palestra “SiBBr: facilitando a análise espacial de dados sobre a biodiversidade”. Confira a programação:

Programação

17 a 21 de setembro de 2017

SiBBr: facilitando a análise espacial de dados sobre a biodiversidade

Por reconhecer a importância da análise espacial para o planejamento e a conservação da biodiversidade, o SiBBr desenvolveu a ferramenta Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE – SiBBr). A IDE-SiBBr congrega arranjos políticos, institucionais e padrões Open Geospatial Consortium (OGC) associados ao uso de tecnologias open source necessários para aquisição, processamento, armazenamento, distribuição e otimização do uso e pesquisa dos dados publicados no SiBBr.

Durante a palestra, além de uma apresentação geral do SiBBr, ocorrerá uma demonstração da ferramenta, que se sustenta em dois pilares:

  1. Busca por metadados: O Catálogo de Metadados da IDE-SiBBr permite pesquisar o conteúdo dos conjuntos de dados disponíveis sem que se tenha que baixar ou carregar os dados e, assim, obter o dado adequado aos objetivos de cada usuário.
  2. Visualização dos conjuntos de dados: No Visualizador da IDE-SiBBr, os usuários podem visualizar diversas bases de dados e combiná-las com diversos dados de outros publicadores simultaneamente – sem a necessidade de download de dados intermediários. Baseando-se no livre acesso aos dados, a IDE-SiBBr disponibiliza sempre a versão mais recente dos dados publicados em sua plataforma.

Palestrantes
Luiza Correa - Especialista em Informações Geográficas SiBBr
Nayara Soto - Gestora de dados sobre Biodiversidade SiBBr

Data: Terça-feira, 19 de setembro
Horário: 16h30 às 17h30
Local: Pousada dos Pireneus – Pirenópolis (GO)
Sala: a confirmar
Mais informações: participacao@sibbr.gov.br

DATA

17 a 21 de setembro de 2017

LOCAL

Pousada dos Pireneus – Pirenópolis (GO)

INFORMAÇÕES

http://www.9cbmz.com.br/