Agenda

67º Congresso Nacional de Botânica

Com o tema "Conectando diversidades, revelando o desconhecido", o 67º Congresso Nacional de Botânica acontece entre os dias 25 e 30 de setembro, em Vitória (ES). Organizado pela Sociedade Botânica do Brasil, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal do Espírito Santo, o evento conta com programação diversificada, com ênfase em temas atuais de pesquisa e discussões sobre questões ambientais que afetam diretamente a sociedade.  

Realizado no Centro de Convenções de Vitória, o congresso pretende apresentar, divulgar e discutir avanços científicos, tecnológicos e de inovação com ênfase para a consolidação do ensino e o desenvolvimento das pesquisas botânicas no Brasil. A programação completa conta com simpósios, minicursos, apresentações de teses e a entrega do Prêmio Verde.

Programação SiBBr no 67º CNBot

Terça-feira, 27 de Setembro

SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira

Realizado em parceria com o Programa Reflora, o simpósio “SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira” irá abordar as parcerias nacionais e internacionais para a mobilização de dados e informações, que viabilizam as ações do SiBBr. Também serão apresentados serviços e ferramentas desenvolvidas pelo sistema e parceiros, como o JABOT, ferramenta criada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o gerenciamento de coleções biológicas.

O simpósio apresentará também diversos estudos de caso de experiências bem sucedidas de digitalização e publicação de dados de herbários nacionais e internacionais, como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Museu de História Natural de Estocolmo. Por fim, será abordada a inserção do Brasil no contexto mundial sobre os estudos e políticas de conservação da biodiversidade e um panorama geral do andamento do sistema Flora do Brasil 2020 - projeto que reunirá, até o fim desta década, o conhecimento científico sobre todas as espécies conhecidas de plantas, fungos e algas do país.

Horário Tema Palestrante Instituição
8h30 - 9h10 SiBBr: Parcerias nacionais e internacionais para a mobilização de dados e informações Andrea Portela Nunes Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
9h10 - 9h50 Ferramentas e serviços para uso dos dados e apoio à tomada de decisão Rafael Fonseca Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr)
9h50 - 10h20 Intervalo    
10h20 - 11h Sistema de gerenciamento de coleções biológicas - JABOT Luís Alexandre Estevão Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
11h -11h40 Memórias botânicas da Amazônia para o mundo: o Herbário MG no SiBBr  Pedro Viana Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
11h40 - 12h Debate
12h - 15h Almoço
15h - 15h30 Reflora na Suécia: Digitalizando o Brasil e Tropicalizando a Escandinávia Karin dos Santos Museu de História Natural de Estocolmo - Suécia
15h30 - 16h Pequenos herbários, grandes descobertas: rumo à inclusão digital e regional Leonardo Versieux Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
16h - 16h20 Intervalo    
16h20 - 16h50 Die Reflora in Wien – O Danúbio, Mozart e o Herbário W Rubens Coelho Universidade de São Paulo (USP)
16h50 - 17h20 A digitalização do acervo CEPEC: uma visão panorâmica Cleiton Pessoa Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
17h20 - 18h Painel Encerramento: Flora do Brasil 2020 & Herbário Virtual – Reflora Rafaela Campostrini Forzza Programa Reflora /Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

Horário: 08h30 ás 18h
Local: Centro de Convenções de Vitória
Sala: a confirmar
Mais informações: sibbr@sibbr.gov.br

Domingo, 25 de Setembro

Estruturação de Data Paper

Data paper é um tipo de publicação acadêmica destinada a promover a busca e o uso de dados, com foco maior na descrição e circunstâncias da coleta e manutenção dos dados, do que na formulação de hipóteses e conclusões. Publicado em revistas acadêmicas, os dados e metadados descritos em um data paper devem estar disponibilizados em um repositório permanente, como o SiBBr.

Desenvolvido pela equipe do SiBBr, o curso “Estruturação de Data Paper” aborda a estrutura e elaboração do documento, discute sua importância e aplicação e apresenta os principais periódicos para publicação. Durante o curso, os participantes serão capacitados na ferramenta NephilaPaper – Gerador de data paper. Criada pelo SiBBr, a aplicação gera automaticamente um arquivo esboço de data paper a partir de um conjunto de dados em formato Darwin Core Archive (DwC-A).

Horário: 9h – 16h
Local: Parque Botânico Vale - Av. dos Expedicionários - Jardim Camburi, Vitória
Informações: participacao@sibbr.gov.br

Terça-feira, 27 de Setembro

SiBBr: novas ferramentas e serviços

O SiBBr aproveita a mobilização da comunidade científica em torno do 67º Congresso Nacional de Botânica para apresentar pela primeira vez uma série de novas ferramentas e serviços desenvolvidas para auxiliar a publicação e a pesquisa de dados. Durante o evento, os participantes conhecerão em detalhes as funcionalidades dos novos serviços.

Após o lançamento, as novas aplicações estarão disponíveis no portal SiBBr. Com elas será possível realizar análises mais aprofundadas e diversas dos dados publicados no sistema. As ferramentas também contribuem para o constante aprimoramento do banco de dados do SiBBr, aprimorando a qualidade dos dados publicados.

Horário: 12:00 às 14h
Local: Centro de Convenções de Vitória
Sala: a confirmar
Informações: sibbr@sibbr.gov.br