Agenda

VIII Congresso Brasileiro de Herpetologia

Com o tema "Do planalto dos Terena à planície dos Xaraés", o 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia acontece entre os dias 14 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). Promovido pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH), em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Embrapa Pantanal, o evento conta com programação diversificada, com ênfase em temas atuais de pesquisa e discussões sobre questões ambientais que afetam diretamente a sociedade. 

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) estará presente no congresso com duas atividades com o objetivo de envolver a comunidade científica de herpetologia e estimular a publicação de dados da área no sistema. Confira a programação:

Programação

14 a 15 de agosto

Estruturação e publicação de dados ecológicos no SiBBr

Vagas: 30

O objetivo do curso de estruturação de dados através do SiBBr é instruir os participantes na estruturação e publicação desse tipo de dados enquadrados no modelo proposto pelo sistema, tanto como mostrar os incentivos para os publicadores destes dados. O processo de publicação do SiBBr utiliza metodologias, ferramentas e padrões reconhecidos e adotados internacionalmente. Ao final da oficina espera-se que os assistentes consigam estruturar um conjunto de dados e seus metadados prontos para publicar.

Conjuntos de dados a serem trabalhados
O SiBBr irá prover um exemplo de conjunto de dados para estruturação básica. O conjunto consiste em planilhas em formatos compatíveis com software Excel e LibreOffice.

Requisitos
Cada participante deve trazer seu notebook com Excel 2010 ou superior ou LibreOffice 4.4.5 ou superior.

Data: Segunda-feira, 14 de agosto (restrito aos pesquisadores do PPBio) e Terça-feira, 15 de agosto (aberto aos participantes do congresso)
Horário: 9h às 18h
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Sala: a confirmar
Mais informações: participacao@sibbr.gov.br

16 de agosto

SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira

Realizado pela equipe do SiBBr, o simpósio “SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira” irá apresentar o sistema e abordar as parcerias nacionais e internacionais para a mobilização de dados e informações, que visam consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados de biodiversidade.

Plataforma online que estimula e facilita a publicação, integração, acesso e uso da informação sobre a biodiversidade brasileira, os dados publicados no SiBBr subsidiam pesquisas e apoiam o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação e ao seu uso sustentável por meio da disponibilização de informações e ferramentas.

O SiBBr é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A iniciativa é associada ao GBIF (Global Biodiversity Information Facility), que é a maior plataforma para compartilhamento de dados de biodiversidade do mundo.

Data: Quarta-feira, 16 de agosto
Horário: 15h30 às 18h
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Sala: a confirmar
Mais informações: sibbr@sibbr.gov.br

DATA

14 a 18 de agosto de 2017

LOCAL

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande - MS

INFORMAÇÕES

http://8cbh.herpeto.org