Agenda

23º Encontro Anual de Governança do GBIF

O 23º Encontro Anual do Conselho de Governança do GBIF (Global Biodiversity Information Facility) acontece entre os dias 24 e 28 de outubro, em Brasília (DF), e deve reunir delegados de aproximadamente 90 países associados à plataforma. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. Com organização local do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), além de reuniões fechadas para os membros do GBIF, o encontro oferece dois simpósios abertos para o público em geral.

Quarta-feira, 26 de Outubro

Simpósio GBIF

Coordenado pelo Secretariado do GBIF, o Simpósio GBIF, aberto ao público em geral, está dividido em duas partes: o progresso das metas da plataforma para 2016 e o plano de implementação do GBIF para o período entre 2017 e 2021. A cerimônia de entrega do prêmio Jovens Pesquisadores, que pela primeira vez será recebido por um brasileiro, encerra o simpósio.

A primeira parte do evento aborda itens como a implementação final do uso da licença Creative Commons (CC) em 100% dos dados disponíveis, com um exemplo de caso do engajamento dos publicadores do Japão por meio do Nó do GBIF local; a busca de novas formas de financiamento, como um projeto financiado pelo BID (Biodiversity Information for Development) no Togo (África); e estudos de casos de capacitação de equipe e pesquisadores em informática da biodiversidade na América Latina e Ásia.

Na segunda parte do simpósio, o secretário-executivo do GBIF, Donald Hobern, apresenta os tópicos prioritários do Plano de Implementação do GBIF 2017-2021, como a capacitação da rede de associados e as inovações na infraestrutura da plataforma. A sessão também conta com o depoimento do representante do Equador, país recém-associado ao GBIF.

No encerramento do simpósio será entregue o prêmio Jovens Pesquisadores, cujo o objetivo é incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade. Oferecido pelo sétimo ano consecutivo, o prêmio será pela primeira vez entregue a um estudante brasileiro. Aluno do programa de pós-graduação de Diversidade e Conservação nos Trópicos, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL), Bruno Umbelino da Silva Santos, de 23 anos, foi o vencedor da categoria dedicada a estudantes de mestrado. Como Nó do GBIF no Brasil, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) foi responsável pela seleção nacional que indicou o estudante como o concorrente brasileiro. O vencedor brasileiro compartilha o prêmio com o mexicano Juan M. Escamilla Molgora, doutorando da Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

Simpósio GBIF
Data: Quarta-feira, 26 de outubro
Horário: 9h – 12h30
Local: Centro de Convenções Brasil 21 – Sala Santa Cruz
Endereço: Setor Hoteleiro Sul Quadra 06 – Asa Sul – Brasília
Informações: sibbr.gb23@sibbr.gov.br

Quinta-feira, 27 de Outubro

Simpósio Científico SiBBr: Implementando o GBIF no Brasil

Com o objetivo de discutir o plano de implementação do GBIF (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade) para o período de 2017-2021, o Simpósio Científico SiBBr: Implementando o GBIF no Brasil acontece na quinta-feira, 27 de outubro, entre 9h e 17h, no Auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF). O evento pretende reunir a comunidade científica brasileira para conhecer melhor as necessidades dos pesquisadores no uso de sistemas de informação para lidar com dados de biodiversidade.

A primeira parte do simpósio aborda o GBIF como a maior infraestrutura global de dados sobre biodiversidade, o secretário-executivo da plataforma, Donald Hobern, apresenta as prioridades do GBIF para o período de 2017-2021. Já a diretora-geral Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), Andrea Portela Nunes, apresenta o sistema como o Nó do GBIF no Brasil, com seus principais serviços e ferramentas.

Na parte da tarde, os participantes do simpósio serão divididos em três grupos de trabalho para a discussão de como implementar no Brasil três dos tópicos prioritários do plano do GBIF para 2017-2021. São eles: (i) qualidade e relevância dos dados apresentados; (ii) identificação de lacunas em dados sobre biodiversidade; e (iii) subsídios para as avaliações em biodiversidade. No encerramento do simpósio, os três grupos apresentam os seus principais pontos de discussão e resultados.  

Clique aqui e confira a programação do Simpósio

Simpósio Científico SiBBr: Implementando o GBIF no Brasil
Data: Quinta-feira, 27 de outubro
Horário:  9h – 17h
Local: Auditório CNPq
Endereço: SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D - Lago Sul – Brasília
Informações: sibbr.gb23@sibbr.gov.br

24 – 26 de Outubro – Centro de Eventos Brasil 21

23º Encontro Anual do Conselho de Governança do GBIF

Restrito aos delegados e observadores dos países associados ao GBIF, o 23º Encontro Anual do Conselho de Governança do GBIF objetiva, entre outros tópicos, eleger oficiais do Conselho de Governança, aprovar o orçamento do ano seguinte, elencar as prioridades para o novo período e avaliar as demonstrações financeiras do ano anterior. Realizado desde 2007 em um dos países que integram a plataforma, o encontro também conta com reuniões dos comitês técnicos do GBIF, como o de orçamento, o de ciência e o executivo. Na ocasião, também ocorre o encontro do Comitê dos Nós, que são os sistemas de informação que representam o GBIF nos países associados, como é o caso do SiBBr no Brasil.

Informações: gb23.gbif.org

Evento restrito aos delegados e observadores indicados pelos países associados ao GBIF.