Notícias

SiBBr completa três anos no ar com o lançamento de novas ferramentas

Após a apresentação da ferramenta Biodiversidade & Nutrição, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) deve lançar mais duas novas aplicações até o final de 2017 - Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) e Módulo de Apoio à Decisão (MAD), que aprimoram a experiência de busca e cruzamento dos dados e informações disponibilizados pelo sistema.

No ar desde novembro de 2014, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) completa três anos de operação com o lançamento de três novas aplicações que aprimoram a experiência de pesquisa do banco de dados do sistema. A nova Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), e as aplicações Módulo de Apoio à Decisão (MAD) e Biodiversidade & Nutrição estarão disponíveis para uso até o final de 2017. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr caminha para se tornar a mais sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.

“No último ano focamos as atividades do SiBBr no desenvolvimento de aplicações que permitam a publicação de novas bases de dados, assim como o cruzamento, análise e visualização desses dados. Ao ampliar as alternativas de busca e cruzamento de dados e informações, o SiBBr passa a fornecer um serviço mais qualificado e aumenta sua relevância como suporte para  a tomada de decisão em questões relevantes da área ambiental”, afirma a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, coordenadora-geral de Biomas da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, citando que ao disponibilizar livremente um amplo banco de dados, o SiBBr torna-se ferramenta essencial para o aprimoramento de pesquisas acadêmicas e a criação de políticas públicas que visem a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

IDE SiBBr – A infraestrutura de dados espaciais, desenvolvida para aumentar a possibilidade de publicação de dados especializados, facilita a busca e o uso de dados e informações disponíveis no SiBBr. Composta pelo Visualizador e pelo Catálogo de Metadados, pela aplicação será possível realizar cruzamentos diversos de informação.

O Catálogo de Metadados da IDE facilita a busca por dados e informações dentro do SiBBr e permite que seja feita uma escolha mais adequada daqueles que serão utilizados, aprimorando a experiência de pesquisa na plataforma. Sem a necessidade de download de dados intermediários, o Visualizador da IDE localiza ocorrências de dados, variáveis ambientais e checklist de diversas coleções e instituições de pesquisa seguindo as recomendações do perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (MGB), homologado pela Comissão Nacional de Cartografia. A ferramenta disponibiliza sempre a versão mais recente dos dados publicados na plataforma.

Módulo de Apoio à Decisão – Baseado em softwares livres e de código aberto, o Módulo de Apoio à Decisão (MAD) é uma ferramenta que semi-automatiza processos já utilizados na tomada de decisão de gestores da área ambiental. Além de organizar a base de dados, por meio de filtros e cruzamentos que permitem rodar análises específicas, o módulo também organiza o processo decisório, com registro e relatoria de todas suas fases.

Tendo como base os bancos de dados do SiBBr e do Portal da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o módulo integra e disponibiliza dados de diferentes fontes, como lista de espécies, unidades ambientais, infraestrutura, desmatamento, tendências, entre outros. A ferramenta também possibilita gerar consultas participativas, relatórios e análises.

O módulo pode ser utilizado por usuários de diferentes níveis (perfis), com acesso às funcionalidades mais adequadas a cada perfil: colaboradores possuem acesso à entrada de dados, gestores de projeto têm acesso a relatórios de acompanhamento, analistas possuem acesso às ferramentas de análise e relatórios, gestores públicos terão acesso a relatórios consolidados, com cenários específicos para cada tema.

Biodiversidade & Nutrição – Tendo como base um banco de dados nutricionais e um banco de receitas de alimentos derivados de espécies nativas brasileiras, a aplicação Biodiversidade & Nutrição foi apresentada no final de novembro no Simpósio Internacional Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, em Brasília (DF). A ferramenta, que já está disponível para uso em sua primeira versão, permite conhecer a informação nutricional de espécies da biodiversidade brasileira. 

Com a aplicação é possível buscar dados pelo alimento ou por componentes da espécie, além de um banco de receitas com espécies nativas. Os dados de composição nutricional são obtidos por meio de compilação da literatura científica já publicada, conforme metodologia desenvolvida pela International Network of Food Data Systems (INFOODS), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ou da análise laboratorial direta, em parceria com universidades federais e institutos de pesquisa.

A aplicação Biodiversidade & Nutrição é resultado de projeto global, no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), na qual os países signatários se comprometeram a conservar a biodiversidade e promover seu uso sustentável em programas que contribuam para melhorar a segurança alimentar e a nutrição humana. Liderado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto também busca valorizar a importância alimentícia e nutricional das espécies brasileiras e resgatar o valor cultural desempenhado no passado por muitos desses alimentos.

Mais informações: ferramentas.sibbr.gov.br