Projeto

Araras de Goiânia

Descrição

Araras de Goiânia é um projeto idealizado pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade do Núcleo Takinahaky da Universidade Federal de Goiás e tem como objetivo estudar a ecologia das araras-canindé (Ara ararauna) no município de Goiânia com a participação ativa da sociedade. Por meio das redes sociais (instagram, site, facebook, email), contamos com a colaboração de cidadãos e cidadãs para mapear e monitorar as áreas onde as araras vivem, obtendo informações sobre os hábitos, plantas utilizadas para alimentação, época e locais de reprodução, visando a conservação da espécie na cidade. As pessoas interessadas em colaborar, voluntariamente preenchem um formulário eletrônico (disponibilizado nas redes sociais) que solicita detalhes sobre os avistamentos das araras na cidade. Posteriormente, essas informações são inseridas num mapa interativo disponibilizado no site do projeto, onde as pessoas podem ver suas respectivas colaborações. A primeira fase do projeto foi lançada na plataforma do Instagram em meados de agosto de 2020 e após 3 semanas já contava com quase 1300 seguidores e aproximadamente 100 relatos de avistamentos das araras pela cidade, todos feitos via formulário.

Informações sobre araras se alimentando, ocupando cavidades para nidificação e bandos voando ou pousados em diferentes setores de Goiânia são os principais relatos apresentados até então. Este retorno e disposição da comunidade em colaborar com o projeto tem crescido a cada semana, superando as expectativas iniciais da equipe do projeto. Por meio de ações como esta, voltada para a educação ambiental e construção do conhecimento, pretendemos despertar os cidadãos goianienses para a importância da conservação do meio ambiente. Em tempos onde a ciência tem sido duramente questionada, muitas vezes por falta de compreensão social de seus propósitos e da sua forma de funcionamento, entendemos que envolver a sociedade em projetos desta natureza aproxima a universidade da comunidade envolvente e contribui para o maior entendimento das pessoas sobre como a ciência acontece.

Objetivo

Araras de Goiânia é um projeto de pesquisa acadêmica e ciência cidadã que estuda a ecologia das araras-canindé na região de Goiânia com a participação da sociedade. O que pretendemos?

  • (1) mapear os lugares onde as araras são avistadas ao longo do ano;
  • (2) estimar o tamanho da população de araras;
  • (3) registrar as espécies de plantas utilizadas como alimento no ambiente urbano;
  • (4) monitorar a reprodução da espécie.
  • (5) incentivar a participação da população goianiense na coleta de informações, na avaliação dos resultados e na tomada de decisões sobre a manutenção e preservação destas aves na cidade.

Portal

ararasgyn.wixsite.com/website

Contato

Responsável: Carlos Bianchi
cbianchi@ufg.br

Email

ararasgyn@gmail.com

Facebook

Araras de Goiânia

Instagram

<@ararasdegoiania

Galeria

Data de cadastro: 09/2020