As baleias e golfinhos são animais com alta mobilidade. Tipicamente se deslocam por extensas áreas e o seu ciclo vital ocorre inteiramente no mar, especialmente abaixo da superfície da água. Esses fatores e as dificuldades inerentes para a coleta de dados em campo explicam porque a distribuição geográfica desses animais ainda é pouco conhecida, quando comparada, por exemplo, com os mamíferos terrestres.
Dados sobre a ocorrência dos cetáceos ao longo das águas costeiras da cidade do Rio de Janeiro ainda permanecem pouco conhecidos e uma melhor compreensão sobre a distribuição e movimentos das espécies poderá ser alcançada com a sua participação no grupo, contribuindo dessa forma para a efetividade da implementação de medidas de conservação.
O grupo “Onde estão as Baleias e os Golfinhos?” é um convite para a sociedade se engajar nas questões ambientais e conservacionistas colaborando com a pesquisa e manutenção dos cetáceos e seus respectivos hábitats.
Esperamos que este espaço seja um motivador para sua participação na produção de dados científicos de qualidade. Obrigado por sua colaboração!
Além do Rio de Janeiro o grupo conta com membros de outros estados e países como Uruguai, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Alemanha.
Grupo de estudo - Rede para troca de informações entre pesquisadores e a sociedade sobre a presença dos cetáceos em águas fluminenses. Os cetáceos têm potencial para serem utilizados como espécie-bandeira, uma vez que fazem parte da megafauna carismática, e podem ser canalizados para esforços de conservação da orla fluminense.
eeOe projeto conta com o apoio do Instituto Mar Adentro, uma associação civil sem fins lucrativos que tem como missão "promover, participar e fomentar ações para geração, promoção e difusão do conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos e outros associados, visando garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações".
Data de cadastro: 03/2020