Projeto

Ciência Cidadã

Descrição

A ciência aparece muitas vezes desconectada do cotidiano das pessoas, não havendo muito conhecimento por parte da população dos processos envolvidos para o desenvolvimento de pesquisas cientificas e para a coleta de dados sobre a biodiversidade. Neste contexto se insere a “Ciência Cidadã”, um processo que envolve o público na coleta de informações científicas em ampla escala espacial e/ou temporal, ao mesmo tempo em que contribui para a formação científica dos cidadãos.

O presente projeto visa à implantação de um programa de ciência cidadã para educação científica em diferentes contextos, tanto formais quanto informais. Para isso, pretende-se a formação de uma equipe e a parceria com diferentes espaços educacionais para o desenvolvimento das atividades. No momento, já estão em andamento quatro projetos dentro desta linha na UFABC, sendo três de iniciação científica (envolvendo escolas de educação básica) e um de mestrado (envolvendo mergulhadores em uma unidade de conservação marinha). Além destes, mais três estão em elaboração.

A meta destes projetos é promover a alfabetização científica de diferentes públicos, trabalhar a sua percepção ambiental e, ao mesmo tempo, possibilitar a coleta de dados sobre a biodiversidade brasileira de maneira participativa em diferentes escalas de espaço e tempo. Atualmente, questões como “Quais são os benefícios trazidos pelas árvores urbanas à população? (serviços ecossistêmicos)”; “Qual a relação entre a arborização urbana e a biodiversidade de aves urbanas?”; “Qual é a distribuição e abundância de diferentes tipos de resíduos sólidos urbanos?” e “Qual a composição e abundância das comunidades bentônicas de infralitoral e de praias?” tem sido trabalhadas pelo grupo.

Em todos os casos, serão desenvolvidos protocolos simples e com materiais de baixo custo para o desenvolvimento das atividades. Haverá o treinamento dos cidadãos cientistas (professores, alunos, turistas, entre outros) para aplicação de protocolos de coleta de dados. Os dados coletados serão disponibilizados para o público geral e discutidos. Será realizada avaliação dos participantes e da proposta por meio de questionários. Como resultados esperados do presente projeto, tem-se:

  1. A consolidação de um grupo de pesquisa em Ciência Cidadã na UFABC;
  2. A criação de protocolos de coleta de dados, de simples compreensão e que necessitem de materiais de baixo custo, para todos os projetos do grupo, os quais serão disponibilizados na internet;
  3. A criação de guias didáticos de apoio, contendo informações gerais sobre ciência cidadã e específicas de cada projeto do grupo, os quais poderão ser baixados na internet e utilizados em escolas e outros espaços educativos;
  4. O recrutamento e treinamento de cidadãos cientistas para todos os projetos do grupo;
  5. A criação de questionários de avaliação para cada projeto do grupo;
  6. A disponibilização dos dados coletados pelos cientistas cidadãos no presente site.
Números
  • 196 Alunos
  • 8 Professores de educação básica
  • 2 Funcionários de unidade de conservação
Acessos

Portal

Contato

Responsável pelo grupo: Profa. Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes (CCNH-UFABC)
natalia.lopes@ufabc.edu.br

Redes Sociais

Facebook

Galeria

Data de cadastro: 03/2020