Projeto

Do Pasto ao Prato

Descrição

Ao digitar o código contido no selo de um produto de carne no supermercado você: - recebe informações sobre a origem daquele produto e indicadores sobre as práticas associadas à empresa ou à sua área de atuação, tornando-se um consumidor mais capacitado a fazer escolhas sobre os melhores produtos de acordo com nossos indicadores socioambientalmente responsáveis; - contribui para melhorar a transparência no setor, ajudando a conectar o vendedor final da carne que foi vendida até o ponto original de sua produção. Estas informações são importantes para: - esclarecer ao consumidor os impactos negativos que alguns produtos de carne trazem consigo desde sua produção até chegarem às prateleiras do mercado; - aumentar a responsabilidade de varejistas e frigoríficos sobre a carne que comercializam.

Objetivo

DO PASTO AO PRATO é uma iniciativa participativa para melhorar a transparência nas cadeias de abastecimento de carne no Brasil. Construiremos juntos um setor de alimentos mais ético e sustentável. Milhões de fazendeiros e milhares de empresas produzem e processam a carne para o seu consumo todos os dias. Embora muitos observem as boas práticas, a pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento no Brasil, e ainda existem casos de produtores associados a trabalho análogo à escravidão, queimadas e descumprimento das regras sanitárias. O aplicativo DO PASTO AO PRATO permite ao usuário identificar a origem da carne e compreender melhor os impactos sociais e ambientais associados àquele produto, orientando o consumidor a fazer uma escolha mais consciente no momento da compra. Ao utilizar o aplicativo DO PASTO AO PRATO você também contribui para melhorar a transparência no setor, conectando o local de produção até o ponto de venda do produto. Quanto mais você usa o aplicativo, mais transparente se torna a pecuária no Brasil.

Galeria
Outros:

Este aplicativo foi desenvolvido pela iniciativa Trase (https://www.trase.earth/). Trase é composta por uma equipe de cientistas distribuídos em vários países, com o objetivo principal de melhorar a transparência das cadeias alimentares de suprimentos e ajudar consumidores a ampliarem a compreensão do impacto de suas escolhas para o meio ambiente. Nós ainda contamos com o apoio da ONG Repórter Brasil, que trabalha com o objetivo de fomentar a reflexão e a ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no país. Também contamos com o apoio da Universidade Católica de Louvain (UCLouvain), na Bélgica, que desenvolve importantes pesquisas sobre o agronegócio sustentável e tópicos relacionados. O aplicativo vem sendo desenvolvido há meses pela equipe técnica e, em agosto de 2021, a versão beta começou a funcionar, com foco na carne bovina no Brasil. Já estamos desenvolvendo uma versão expandida para incluir dados relacionados a frango e porco. No futuro, queremos expandir para outros países e produtos, usando o mesmo conceito lançado inicialmente no Brasil. Tem ideias ou quer ver outros produtos incluídos no projeto? Envie um email para: dopastoaoprato@trase.earth.

Data de cadastro: 13/08/2021