Projeto

MIND.Funga

Descrição

O registro de macrofungos através de imagens por parte dos cidadãos voluntários, além de aproximar cidadãos deste curioso mundo dos fungos, também auxilia na ampliação e enriquecimento das bases de dados dos cientistas. Cidadãos voluntários podem contribuir com imagens e dados do sistema de posicionamento global (GPS) para alimentar ambientes digitais de armazenamentos online, que podem servir para treinamento de redes neurais e para o reconhecimento desses grupos de organismos. Tecnologias assim, auxiliam os cientistas a ter uma base de dados com milhares de imagens, que é fundamental para ter graus de confianças comparativos. Este projeto busca capturar o maior número possível de fotos de fungos em ambientes de altitudes para aperfeiçoar o banco de dados digital da UFSC.

Objetivo

Através do desenvolvimento de um ambiente digital de imagens e dados de macrofungos (Aplicativo de Celular - Android), pretendemos, com apoio de cidadãos voluntários: a) proporcionar interação e inovação no reconhecimento de macrofungos; e b) ampliar o reconhecimento de espécies nativas de macrofungos em ecossistemas de altitude de Santa Catarina, com informações mais precisas sobre sua riqueza e distribuição das espécies.

Responsáveis
  • Mahatmã Titton (Mestrando PPGFAP)
  • Dr. Elisandro Ricardo Drechsler Santos (Prof. UFSC)
Site

https://mindfunga.ufsc.br

Contatos
Outros:

Este é um projeto inicial de ciência cidadã do grupo de pesquisa MIND.Funga (UFSC) junto à comunidade e voluntários. A iniciativa faz parte do Projeto MIND.Funga – Da pesquisa com macrofungos ameaçados de extinção das matas nebulares de Santa Catarina à inovação na identificação das espécies (Chamada pública FAPESC/CNPq Nº 04/2019 Programa de apoio a núcleos emergentes-PRONEM)

Email contato: mahatitton@gmail.com

Galeria

Financiadores

Data de cadastro: 03/2021