Projeto

Oia a Onça

Descrição

O projeto OIAA ONÇA - Observatório de Imprensa Avistamento e Ataques - nasceu dentro do projeto de extensão universitária "Amigos da Onça" que desde 2008 realiza mapeamento de ataques de carnívoros silvestres em atividades produtivas próximas dos eixos rodoviários da BR230, 163, 174 e 319 e das AM 010 e 070. O objetivo é orientar produtores rurais na minimização de conflitos entre humanos e onças.

O aplicativo de ciência cidadã OIAA ONÇA foi idealizado para dar suporte em campo no registro fotográfico de avistamentos e de ataques, visando ampliar o conhecimento dos carnívoros silvestres brasileiros e auxiliar o órgão de gestão federal CENAP/ICMBio na mitigação de conflitos entre animais de criação e animais silvestres.

O projeto visa atender distintos usuários, tais como produtores rurais, extensionistas, protetores de animais, pesquisadores de campo e amantes da natureza.

Todos os dados do projeto serão públicos e disponibilizados automaticamente ao CENAP/ICMBio, os usuários terão acesso ao banco de dados para finalidade de pesquisa e aos demais usuários que colaborativamente participarem receberão informações via email e ou telefone.

Portal

oiaaonca.ufam.edu.br

Aplicativo Mobile

Instale e conheça

Contato

Rogério Fonseca
rogeriofonseca@ufam.edu.br

Projeto de extensão Amigos da Onça
oiiaaonca@ufam.edu.br

Faculdade de Ciências Agrárias
www.fca.ufam.edu.br
Av. Rodrigo Otávio, 6200 - Setor Sul, Coroado

Redes Sociais

Galeria

Data de cadastro: 03/2020