Projeto

Projeto Aves de Franca
Passarinhando pela cidade

Descrição

Trata-se de um projeto de ciência cidadã supervisionado por professores doutores do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade de Franca. O projeto está sendo implementado no município de Franca, abrangendo áreas urbanas e rurais. Franca é um município localizado no estado de São Paulo, com extensão territorial de aproximadamente 605,679 km², dos quais 86,92 km² estão em zona urbana. O município localiza-se a 20º32'19" de latitude sul e a 47º24'03" de longitude oeste, distante 401 Km da capital paulista. Com altitude de aproximadamente 1.040 metros, a cidade apresenta um relevo consideravelmente elevado em relação ao nível do mar, ocupando a posição de quinto município mais elevado do estado. O território do município é composto 100% pelo bioma Cerrado segundo classificações do Ministério do Meio Ambiente; porém, podem contém fragmentos de vegetação típica de Florestas Estacionais Semideciduais, o que permite caracterizar a fitofisionomia de Franca como um ecótono dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Com o presente projeto, os cidadãos interessados em colaborar preenchem um formulário eletrônico que solicita imagens fotográficas e detalhes sobre avistamentos de aves em qualquer local de Franca, ou seja, área rural ou urbana, dentro de prédios, construções e até mesmo no jardim de casa. Os dados são usados para monitorar a presença de espécies de aves silvestres no município, em busca de informações sobre riqueza, sazonalidade e abundância de avifauna em Franca. Ao preencherem o formulário, os cidadãos informam seu endereço de e-mail e recebem convites e links para participarem gratuitamente de eventos e cursos sobre conservação, fauna, sustentabilidade e outros assuntos correlatos, promovidos pelo Programa de Pós-graduação e a Instituição de Ensino Superior onde o projeto está sendo desenvolvido.

Objetivo

  • Registrar a presença de aves silvestres em áreas rurais e urbanas do munícipio de Franca, SP;
  • Reunir informações para monitoramento da ocorrência de diferentes espécies de aves silvestres em áreas rurais e urbanas do munícipio de Franca;
  • Desenvolver a percepção ambiental da população francana;
  • Incentivar a participação da população francana na coleta de informações;
  • Envolver a sociedade em pesquisas científicas, democratizando o acesso à ciência;
  • Fornecer subsídios ecológicos para ações de conservação ambiental;
  • Publicar material de divulgação científica que contemple os dados levantados;
  • Contribuir na criação de políticas públicas de monitoramento e conservação.

Responsável

Profª. Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues

Site

6133d619bb7fa.site123.me

Contatos

As mídias sociais do projeto estão em construção. No entanto, informações estão sendo disponibilizadas nas mídias do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade de Franca (Facebook: @cienciaanimalunifran / Instagram: @ppgcienciaanimal ).

Email contato:

marcela.rodrigues@unifran.edu.br

Galeria
Outros:

PARA PARTICIPAR, O CIENTISTA CIDADÃO DEVE: 1 - Fotografar uma ave ou grupo de aves que ele tenha avistado em qualquer lugar do munícipio de Franca. Ou seja, área urbana, área rural, dentro de prédios, construções ou até mesmo no jardim de casa 2 – Acessar o formulário eletrônico disponível em https://form.jotform.com/212457950926665 ou através do QR-code disponibilizado no site do projeto (https://6133d619bb7fa.site123.me/) e nas mídias sociais do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (Facebook: @cienciaanimalunifran / Instagram: @ppgcienciaanimal) 3 – Preencher o formulário eletrônico e anexar uma ou mais fotos de uma ave ou de várias aves vistas juntas, em um mesmo momento e local. Clicar no botão enviar. DÚVIDAS FREQUENTES: PERGUNTA: Quantas fotos posso anexar no formulário? RESPOSTA: Uma ou várias fotos de uma ave ou de várias aves que foram vistas juntas, ou seja, no mesmo momento e local. PERGUNTA: Eu tenho fotos que tirei em dias diferentes, posso colocar todas no mesmo formulário? RESPOSTA: Não! Você deve preencher um formulário para cada dia. PERGUNTA: Eu tenho fotos que tirei em locais diferentes, posso colocar todas no mesmo formulário? RESPOSTA: Não! Você deve preencher um formulário para cada local de avistamento. PERGUNTA: Posso enviar quantos formulários eu quiser? RESPOSTA: Sim! Desde que as fotos anexadas no formulário correspondam a avistamentos feitos em locais e/ou dias diferentes. PERGUNTA: Caso eu tenha visto uma ave ferida, vocês fazem resgate? RESPOSTA: Não, nesse caso solicitamos que entre em contato com a polícia ambiental. Para outras dúvidas, entrar em contato através do campo de mensagens disponibilizado no site do projeto.

Data de cadastro: 14/09/2021