No Programa, qualquer pessoa que encontrar uma tartaruga marinha viva durante um mergulho, na areia da praia ou em rede de pesca pode fotografar os dois lados da cabeça e enviar para o Instituto analisar. Após a análise no banco de dados do Tartabinhas, verificamos se a tartaruga fotografada consiste em um reavistamento ou em um novo indivíduo. Nos casos de reavistamentos enviamos aos Cidadãos Cientistas toda a história da tartaruga marinha. Nos novos avistamentos o voluntário tem a oportunidade de nomear simbolicamente a tartaruga e receber um Certificado Simbólico de Nomeação.
O Instituto tem como principal pesquisa o monitoramento subaquático de tartarugas marinhas através da fotoidentificação e com ele foi criado o Programa Cidadão Cientista, onde a cooperação da sociedade aumenta o número de praias e de indivíduos de tartarugas monitoradas na região de Bombinhas/SC.
Ágatha Naiara Ninow
O Instituto Tartabinhas é uma iniciativa voluntária que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas e educação ambiental para toda comunidade. Nosso objetivo é levantar mais informações sobre a biodiversidade e tartarugas marinhas da região e utiliza-los como base para ações de conservação, sensibilização da população e criação de políticas públicas para a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres.
Data de cadastro: 11/2020