Projeto

Projeto Cidadão Cientista - Instituto Tartabinhas

Descrição

No Programa, qualquer pessoa que encontrar uma tartaruga marinha viva durante um mergulho, na areia da praia ou em rede de pesca pode fotografar os dois lados da cabeça e enviar para o Instituto analisar. Após a análise no banco de dados do Tartabinhas, verificamos se a tartaruga fotografada consiste em um reavistamento ou em um novo indivíduo. Nos casos de reavistamentos enviamos aos Cidadãos Cientistas toda a história da tartaruga marinha. Nos novos avistamentos o voluntário tem a oportunidade de nomear simbolicamente a tartaruga e receber um Certificado Simbólico de Nomeação.

Objetivo

O Instituto tem como principal pesquisa o monitoramento subaquático de tartarugas marinhas através da fotoidentificação e com ele foi criado o Programa Cidadão Cientista, onde a cooperação da sociedade aumenta o número de praias e de indivíduos de tartarugas monitoradas na região de Bombinhas/SC.

Responsável

Ágatha Naiara Ninow

Site

institutotartabinhas.org

Contatos
Outros:

O Instituto Tartabinhas é uma iniciativa voluntária que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas e educação ambiental para toda comunidade. Nosso objetivo é levantar mais informações sobre a biodiversidade e tartarugas marinhas da região e utiliza-los como base para ações de conservação, sensibilização da população e criação de políticas públicas para a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres.

Email

agathanaiara.n@gmail.com

Galeria

Data de cadastro: 11/2020