Notícias

Brasil coordena evento internacional sobre dados de biodiversidade na região da América Latina e Caribe

A plataforma Global de Biodiversidade, Global Biodiversity Information Facility (GBIF) fomenta programas e projetos de capacitação e troca de experiências entre os países participantes dessa rede, os nós nacionais. Os projetos são fomentados por meio de editais específicos, como o Capacity Enhancement Support Programme (CESP), voltados para temas relativos à qualidade, publicação, estruturação de dados e informações em biodiversidade, além da implementação de portais nacionais e engajamento de instituições publicadoras.

Em 2020, o GBIF selecionou uma proposta CESP coordenada pelo Brasil, com o tema "National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization". A ideia é avançar na implementação e aprimoramento dos portais nacionais, trocar experiências e estabelecer novas parcerias na região da América Latina e Caribe, com foco nos temas relativos à construção de banco de dados taxonômicos nacionais, publicação e visualização de dados e informações sobre as espécies da flora e fauna.

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é a proponente em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e os seguintes países são parceiros nesse projeto: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, e Peru, além de um representante da base de dados internacional de Vertebrados, a Vernet.

Além de um evento presencial, previsto para 2022, já estão em andamento uma série de webinars e reuniões virtuais com apresentações dos países participantes e outros convidados, nos temas relativos à bancos taxonômicos, catálogos de espécies e visualização de dados. Os primeiros encontros aconteceram em maio e os próximos acontecerão ao longo desse ano. Acompanhe participe das webinars na página do Projeto CESP: https://sibbr.gov.br/page/cesp.html.