Notícias

Chamada aberta para “data papers” que descrevem conjuntos de dados sobre vetores de doenças humanas

TDR, GigaScience Press e GBIF estão em parceria numa edição especial com foco na publicação de novos conjuntos de dados sobre vetores de doenças humanas.

Data para submissão prorrogada: 30 de março de 2022

O Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR, Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases) hospedado na Organização Mundial da Saúde, juntamente com o GigaScience Press e a rede global de biodiversidade - GBIF estão lançando uma nova chamada para pesquisadores submeterem data papers sobre vetores de doenças humanas, em uma série temática a ser publicada no GigaByte Journal.

A necessidade de desenvolver novas estratégias, abordagens e ferramentas de controle de vetores foi reconhecida pelo Global Vector Control Response, aprovado pela Assembleia Mundial da Saúde em 2017. Entre os objetivos mutuamente acordados entre o GBIF e o TDR é trabalhar num repositório de dados relacionados à vetores, juntamente com a realização de campanhas de mobilização de dados para melhorar a cobertura desses dados e subsidiar a pesquisa em saúde humana. No âmbito desta colaboração, o GigaByte apoiará uma edição especial com foco em data papers sobre vetores.

Serão avaliados os seguintes critérios:

  • Os dados têm clara relevância para a pesquisa de doenças transmitidas por vetores,
  • O conjunto de dados contém mais de 5.000 registros novos no GBIF.org em 2021/22, juntamente com dados e metadados de alta qualidade,
  • Os dados são de domínio público, sob uma designação CC0 (dados abertos),
  • A data limite para submissão é 28 de fevereiro de 2022.

A taxa para publicação – normalmente US$ 350 – será dispensada para 15 artigos, desde que as publicações sejam aceitas e atendam aos critérios acima.

Veja as informações completas na página do GBIF

Entre em contato com o SiBBr para ter informações sobre como publicar dados no GBIF!

Asian tiger mosquito (Aedes albopictus), observed in Republic of Korea. Photo 2021 Jake David MacLennan via iNaturalist Research-grade Observations, licensed under CC BY-NC 4.0.