Notícias

Chamada para data papers: conjuntos de dados que descrevem vetores de doenças humanas

TDR, GigaScience Press e GBIF estão lançando a segunda chamada para publicação de novos conjuntos de dados que apresentam dados de biodiversidade para pesquisas sobre vetores de doenças humanas.

PRAZO: 30 de Junho 2023.

O TDR, o Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde, GigaScience Press e GBIF anunciam uma segunda chamada para os autores enviarem artigos de divulgação de dados sobre vetores de doenças humanas em uma série temática a ser publicada na revista GigaByte. Esta chamada se baseia na primeira parte da série (https://bit.ly/3EQxj3O), que mobilizou mais de 500.000 registros de ocorrências e 675.000 eventos de amostragem de mais de 50 países (https://bit.ly/3eAGLO2).

Os manuscritos enviados devem descrever conjuntos de dados com os seguintes critérios:

  • Os dados têm uma relevância clara para a pesquisa em vetores de doenças transmitidas por vetores humanos
  • O conjunto de dados contém mais de 5.000 registros que são novos para GBIF.org em 2021/22, juntamente com dados e metadados de alta qualidade
  • Os dados são dedicados ao domínio público sob uma designação CC0 aberta

A taxa de processamento do artigo - normalmente US $ 350 - será dispensada para 15 artigos, desde que as publicações sejam aceitas e atendam aos critérios acima. Com a nova plataforma de publicação XML de ponta a ponta da GigaByte, a publicação ocorre de uma maneira mais rápida e econômica, melhor projetada para esses objetos de pesquisa mais granulares que não exigem um veículo tão trabalhoso e detalhado para compartilhamento. Também permite interatividade adicional, com um trabalho mais direto com os autores visando a incorporação de mapas, plug-ins de dados de vídeo e imagens, além de outras ferramentas relevantes para a visualização de dados e resultados nas publicações finais.

O SiBBr (nó do GBIF) apoia a publicação de dados na Rede GBIF. Caso necessite de suporte, seja na padronização de dados em Darwin Core, dúvidas sobre o uso de licenças, ou se necessita de templates, entre em contato com a equipe do SiBBr!

Veja as informações completas na página do GBIF:
https://www.gbif.org/news/3Dlc7jJ260Q9wjkbViSzGX/second-call-for-data-papers-describing-datasets-on-vectors-of-human-diseases

Mosquito doméstico comum (Culex pipiens), observado na Suécia. Foto © 2022 Carl A. Andersson via Artportalen.