Notícias

Conheça o projeto coordenado pela SBZ e participe dos webinários preenchendo o questionário online!

No dia 30 de setembro passado, a Sociedade Brasileira de Zoologia, em parceria com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr e o Nó de Portugal do Global Biodiversity Information Facility - GBIF, realizou o primeiro webinário do Projeto CESP2021: “O papel das Redes de Coleções Zoológicas no avanço e no preenchimento das lacunas taxonômicas e geográficas em bancos de dados de acesso aberto” (https://sibbr.gov.br/page/cesp.html). O evento reuniu mais de 250 participantes on-line com transmissão ao vivo via canal do SiBBr no YouTube e cuja gravação encontra-se disponível pelo link: https://youtu.be/AtXAOGZbaoo. Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contou com a presença ilustre da Dra. Alessandra Ambrósio, Coordenadora-Geral da CPLP na Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), bem como representantes de instituições dos países lusófonos, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Este foi o primeiro de sete webinários cujas datas e temas podem ser acessados através do link, e teve como objetivos apresentar o projeto, o SiBBr, o GBIF e as atividade dos Nós nacionais (Angola, Brasil e Portugal).

Um dos principais objetivos do projeto é promover a integração dos curadores de coleções biológicas dos países lusófonos para a discussão e troca de experiências sobre gerenciamento, informatização e disponibilização de informações, capacitando-os no software Specify e incentivando a qualificação dos dados sobre biodiversidade. Paralelamente, visa atualizar o estado-da-arte das coleções zoológicas brasileiras, a fim de reconhecer os gargalos que impedem seu avanço, principalmente em relação à informatização e disponibilização de dados.

Entre os resultados esperados incluem-se: a criação de um fórum de curadores de todas as coleções biológicas de maneira integrada e em constante comunicação e a confecção de manuais e webinários, todos disponibilizados em língua portuguesa. Por meio da capacitação de técnicos, curadores e pesquisadores no sistema Specify e em gerenciamento digital de coleções biológicas, pretende-se gerar bases de dados padronizadas que possam ser compartilhadas, fortalecendo assim instituições e coleções biológicas e promovendo uma participação mais efetiva no SIBBR e GBIF.

Para a organização dos próximos webinários, que serão relativos prioritariamente ao software Specify, será enviado um formulário com alguns dias de antecedência, com o objetivo identificar as principais necessidades na gestão informática das coleções biológicas. Para o webinário 2 com data marcada para o dia 29 de outubro o formulário está sendo divulgado entre os curadores e pesquisadores e pode ser acessado no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemeeSIg9PZGuEnnOFrGcFk8lny4Z4k3lWqRgOaxG6ylcZr2A/viewform?usp=sf_link. O retorno do questionário preenchido deve acontecer até dia 21 de outubro para que haja tempo hábil para avaliação.

Dúvidas e considerações podem ser enviadas ao e-mail do projeto: cesp.gbif.2021@gmail.com.