Notícias

Equipe de pesquisadores brasileiros é finalista no premio Ebbe Nielsen Challenge 2021

A Rede Global de Biodiversidade – GBIF (Global Biodiversity Information Facility) anuncia os vencedores do prêmio Desafio Ebbe Nielsen 2021. Realizado anualmente pelo GBIF, esse desafio premia pesquisadores que desenvolvem aplicativos ou soluções inovadoras no uso de dados e ferramentas do GBIF, promovendo a ciência aberta. Entre os finalistas desse ano, está uma equipe de pesquisadores brasileiros liderada pelo ecologista Renato A. Ferreira de Lima, da Universidade de São Paulo – USP, juntamente com a participação de servidores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ e de um pesquisador do Naturalis Biodiversity Center, da Holanda. A proposta brasileira ficou em segundo lugar, empatada com uma proposta apresentada por uma pesquisadora colombiana, Daniela Linero Triana, da National Audubon Society, Colombia. A proposta selecionada em primeiro lugar foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores alemães e suecos, além de um brasileiro do Royal Botanic Gardens, Kew, na Inglaterra.

O aplicativo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Brasil, o plantR - um pacote R para o gerenciamento de registros de espécies de coleções biológicas, auxilia os usuários a baixarem, padronizarem e validarem as informações associadas aos registros das espécies, como códigos de coleção, nomes de coletores e identificadores, localidade, coordenadas geográficas, nomenclatura taxonômica e identificações de espécies.

O plantR - desenvolvido inteiramente em código aberto – apresenta ferramentas que permitem que os usuários gerenciem os registros de uma ou muitas coleções, em qualquer estágio, desde o download dos dados até a exportação, passando pela seleção dos dados de coleta, realização de análises taxonômicas e sínteses. Num ambiente de código aberto, o aplicativo permite avaliar a qualidade dos dados antes das análises. Além disso, curadores, taxonomistas e usuários de dados podem selecionar e combinar registros de espécimes de várias coleções. Os seguintes pesquisadores fazem parte da equipe que desenvolveu o aplicativo:

O júri do GBIF, majoritariamente feminino, analisou um conjunto de dez inscrições qualificadas e selecionou três proposta vencedoras. O Desafio Ebbe Nielsen é prêmio anual que homenageia a memória do Dr. Ebbe Schmidt Nielsen, um entomologista dinamarquês-australiano e um líder inspirador nas áreas de biossistemática e biodiversity informtics, além de um dos principais fundadores do GBIF.

Conheça as três propostas finalistas na página do GBIF.