Notícias

Estão abertas as inscrições para o prêmio GBIF Jovens Pesquisadores 2022!

Realizado anualmente pelo Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), o prêmio Jovens Pesquisadores é dirigido aos pós-graduandos que trabalham com dados de biodiversidade mediados pelo GBIF. O objetivo é incentivar a pesquisa e a inovação científica na área de Tecnologia da Informação para a Biodiversidade. Serão selecionados dois projetos em nível mundial, um de mestrado e outro de doutorado, e cada um receberá a premiação de 5 mil euros.

Uma pré-seleção é realizada pelo SIBBr, nó brasileiro do GBIF.

Os interessados deverão enviar as propostas, redigidas em língua inglesa, até 31 de maio de 2022 para o e-mail: cgbi@mcti.gov.br tendo como assunto: “SiBBr: Prêmio Jovens Pesquisadores 2022”.

A proposta deverá incluir:

1. Resumo da pesquisa (200 palavras)

2. Descrição do projeto (máximo de 5 páginas, Arial 12 pontos) abordando os seguintes itens:

  • a. A importância da pesquisa e a(s) questão(ões) que ela aborda.
  • b. O papel dos dados acessados por meio do GBIF relacionados a essas questões. As propostas devem demonstrar claramente como o estudo incorpora os dados disponibilizados no GBIF.
  • c. O escopo da pesquisa, plano, metodologias, citações da literatura relevante e cronograma.
  • d. Se relevante, uma descrição sobre o plano de gestão de dados que descreva como os dados, relacionados à pesquisa, são publicados ou serão preparados para publicação na rede GBIF.

3. Curriculum vitae do aluno candidato, incluindo informações completas de contato da instituição de origem.

4. Documentos de suporte:

  • a. Uma carta oficial do orientador/supervisor do corpo docente do aluno certificando que o candidato é um aluno em situação regular do programa de pós-graduação da universidade.
  • b. Pelo menos uma e não mais do que três cartas de recomendação de pesquisadores atuantes na área relacionada à informática da biodiversidade (por exemplo, genética, composição e características de espécies, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).

As propostas serão avaliadas pelos seguintes critérios:

  • originalidade e inovação;
  • uso e importância estratégica dos dados acessados por meio do GBIF;
  • eficácia e impacto mensuráveis no avanço da informática da biodiversidade e/ou na conservação da diversidade biológica.

Mais informações disponíveis no site: Prêmio Jovens Pesquisadores_ GBIF 2022.

Os vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2022.