Notícias

Programa que pesquisa biodiversidade brasileira lança sua agenda científica

Criado em 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e atualmente coordenado pela UFMG, o Programa Brasileiro de Pesquisa em Biodiversidade - PPBIO conta com aproximadamente 60 instituições de ensino e pesquisa organizadas em sub-redes e abrangendo todos os biomas brasileiros. Além de obter informações básicas sobre a biodiversidade, o Programa também gera conhecimento com base nessas informações – por exemplo, por meio da compreensão de processos ecológicos que afetam e são afetados pelos padrões de distribuição da biodiversidade. Com base nesse novo conhecimento, são elaborados documentos norteadores de políticas públicas que afetam a biodiversidade e estão relacionados às atividades como o uso sustentável dos recursos, proteção de recursos naturais e educação ambiental.

A Agenda Científica apresenta em detalhes os objetivos, as metas e linhas de ação recém-estabelecidas para esse Programa.

Acesse os projetos do PPBio no SiBBr!

Leia a notícia completa sobre o lançamento dessa Agenda.

A borboleta Myscelia orsis, popularmente conhecida como Ametista-real é encontrada em florestas primarias e secundarias. Foto: José Sabino