Por meio de programas como o Capacity Enhancement Support Programme (CESP), o GBIF apoia iniciativas que visam melhorar as capacidades dos países e organizações parceiras que contribuem e se beneficiam da plataforma global de dados em biodiversidade. Países participantes da rede GBIF são convidados a submeter propostas por meio do edital anual do CESP, voltado para atividades de capacitação relativas à qualidade, publicação e uso de dados e informações sobre biodiversidade, envolvendo a colaboração entre os participantes nos níveis regional e global.

Em 2020, o GBIF selecionou uma proposta coordenada pelo nodo Brasileiro "National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization" que tem como objetivo avançar na implementação e aprimoramento dos portais nacionais, intercambiar experiência e estabelecer novas parcerias na região da América Latina e Caribe. Os temas abordados neste Projeto são relativos à construção de banco de dados taxonômicos nacionais, publicação e visualização de dados e informações sobre as espécies da flora e fauna.

Em 2021, o GBIF selecionou outra proposta coordenada pela Sociedade Brasileira de Zoologia em parceria com o SiBBr e o nodo português do GBIF. O projeto “The role of Zoological Collections Networks to enhance and fill taxonomic and geographic gaps in open access databases” visa apoiar as coleções de zoologia na estruturação, padronização e publicação de dados por meio do SiBBr bem como facilitar o uso de ferramentas de gerenciamento de coleções de zoologia, como o Specify. Serão realizados vários workshops online e presenciais para as coleções interessadas. Participarão também outros países lusófonos como Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

...

National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization

Proponente: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Local: webinars e workshop presencial em São Paulo

Saiba mais

Foto José Sabino Espécie: piraputanga (Brycon hilarii)

The role of Zoological Collections Networks to enhance and fill taxonomic and geographic gaps in open access databases

Proponente: Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)
Local: webinars e workshop presencial, local a definir

Saiba mais


National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization

O proponente do projeto é a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como parceiros os países participantes do GBIF: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, e Peru, além de um representante da base de dados internacional de Vertebrados, a Vernet

Devido à pandemia do coronavírus, durante o ano de 2021, foram programadas apenas Webinars e reuniões virtuais, divididas em três Módulos: (1) Bancos nacionais de taxonomia, (2) Catálogo de espécies e (3) Visualização de dados e informações nos diferentes portais de biodiversidade.

Confira mais informações sobre os resultados, webinars e programação clicando em cada módulo.

Módulo 1

National taxonomic databases

Módulo 2

Species catalogs

Módulo 3

Biodiversity data portals and visualization


Módulo 1 - National taxonomic databases

Os primeiros webinars relacionados ao Módulo 1 aconteceram no mês de maio. Foram dois webinars, onde cada país apresentou como são organizados os dados taxonômicos e/ou suas listas de espécies.

O Webinar 1, realizado em 13 de maio de 2021 e moderado pelo Brasil, contou com a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, bem como as apresentações do SiBBr, Argentina e Costa Rica. O segundo webinar, realizado no dia 27 de maio de 2021, teve a apresentação da Conabio do México, SiB Colômbia e os representantes do Ministério do Meio Ambiente do Chile.

As realidades diversas entre os países refletem na construção diferenciada dos bancos e listas taxonômicas nacionais. Por meio das apresentações e discussões realizadas foi possível entender as dificuldades enfrentadas e similaridades na organização dos dados em biodiversidade. Embora cada país se encontra num estágio diferenciado de desenvolvimento dos portais nacionais de biodiversidade, existe um alinhamento na intenção de compartilhamento de dados e cooperação mútua, além de um entendimento da importância de se avançar na implementação de uma lista taxonômica de espécies da América Latina e Caribe.

Acesse as apresentações dos países realizadas nos webinars 1 e 2:

Webinar 1

Webinar 2

O próximo Webinar, também relativo à construção de listas taxonômicas nacionais, terá a participação de especialistas em gestão de bases de dados internacionais, como o GBIF, o Catálogo da Vida, o WorMS e o WorldFlora. A programação e data serão divulgadas nas redes sociais do SiBBr e do GBIF.

Módulo 2 - Species catalogs

O primeiro webinar relacionado ao Módulo 2 aconteceu no mês de setembro, com apresentações sobre Plinan Core, estado da arte e implementação.

Com a participação de palestrantes da Costa Rica e da Colômbia, o segundo webinar foi realizado em espanhol no dia 14 de maio de 2021. Foi moderado pelo Brasil e contou com o apoio do Atlas of Living Costa Rica (CRBio) e do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade da Colômbia (SIB Colombia). As equipes desses sistemas acompanham o desenvolvimento, atualização e retificação do padrão Plinian Core no Taxonomic Databases Working Group (TDWG), responsável pelo desenvolvimento e atualização dos padrões de Biodiversidade para publicação e compartilhamento de dados.

As apresentações e discussões realizadas no Webinário possibilitaram um entendimento melhor do padrão Plinian Core, em que estado se encontra na aprovação e implementação do padrão e as respectivas extensões no IPT (Integrated Publishing Toolkit) - ferramenta do GBIF para a publicação de dados. Além disso, a equipe do CRBio está em processo de aprimoramento de um módulo, voltado para o consumo e visualização de informações sobre as espécies, que utilizará o padrão Plinian Core na plataforma Living Atlas.

Acesse as apresentações realizadas durante o webinar.

Acesse aos vídeos dos Webinars

Módulo 3 - Biodiversity data portals and visualization

Os webinars do Módulo 3 deverão abranger os seguintes temas:

  • Ferramentas e serviços computacionais para a visualização de dados
  • Ferramentas de Integração de dados e API
  • Boas práticas na integração de dados taxonômicos e de ocorrência

Em breve mais informações.



O papel das Redes de Coleções Zoológicas no aprimoramento e preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bases de dados de acesso aberto


O Brasil está entre os países com a maior biodiversidade do mundo, com 49.981 espécies da flora (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil) e 120.605 espécies de animais catalogados (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil), no entanto, uma baixa representatividade de registros zoológicos é observado nas principais plataformas de biodiversidade, incluindo o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade (SiBBr). Num levantamento das coleções zoológicas realizado pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), foi verificado que cerca de 20% das coleções que participaram da pesquisa não possuem dados digitalizados e cerca de 40% estão parcialmente digitalizadas. Outros problemas apontados pelos curadores foram a ausência de diretrizes para as coleções zoológicas e desconhecimento de ferramentas de gestão de coleções. Com o objetivo de melhorar a representatividade dos registros de ocorrência de animais no SiBBr e na plataforma Global de Biodiversidade (GBIF), este projeto visa fortalecer as coleções zoológicas, fornecendo diretrizes comuns e proporcionando capacitação em ferramentas de gestão para os curadores. Como parceiro do Projeto, o Nó Português do GBFl, apoiará as atividades de capacitação, particularmente nos temas de gestão de coleções, limpeza e qualidade de dados. Além do Nó do GBIF Portugal, participam do Projeto os países Africanos de língua portuguesa: Angola (Nó do GBIF), São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde.

O Projeto é coordenado pela SBZ em parceria com os nós do GBIF no Brasil (SIBBR/MCTI), em Portugal e em Angola, e com os países lusófonos (Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Conta com 7 webinars e um workshop presencial. Os webinars são abertos à comunidade com prévio registro via formulário. Os webinars serão retransmitidos pelo canal youtube do SiBBr, gravados e disponibilizados no mesmo canal. Veja o cronograma com as datas de cada webinário:


Webinar 1
30-09-2021
Webinar 2
29-10-2021
Webinar 3
25-11-2021
Webinar 4
15-12-2021
Webinar 5
21-01-2022
Webinar 6
25-02-2022
Webinar 7
25-03-2022

Dúvidas e considerações podem ser enviadas ao e-mail do projeto: cesp.gbif.2021@gmail.com.

Apresentação do Projeto CESP 2021 GBIF/SBZ, introdução ao GBIF e atividade dos Nós nacionais (Angola, Brasil e Portugal).

O primeiro Webinário do Projeto CESP 2021 GBIF/SBZ teve transmissão ao vivo pelo Canal do SiBBr no YouTube, com gravação disponível pelo link: https://youtu.be/AtXAOGZbaoo.

Participaram na sala do Zoom uma média de 60 convidados e assistiram pelo canal do Youtube aproximadamente 250 pessoas. O evento foi mediado por Luciane Marinoni, Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ que coordena o projeto CESP2021-008: “O papel das Redes de Coleções Zoológicas no avanço e no preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bancos de dados de acesso aberto”.

O projeto foi proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que representa o Nó do GBIF no Brasil, juntamente ao Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira, o SiBBr. O projeto tem coordenação da Sociedade Brasileira de Zoologia e possui a colaboração de Rui Figueira, da Universidade de Lisboa, representando o Nó Português do GBIF e de Cleverson Santos do Museu Paraense Emílio Goeldi. Um dos principais objetivos do projeto é promover a cooperação entre os países lusófonos representados por: Esperança da Costa, Coordenadora do Nó de Angola no GBIF, Manuela Pedro e Domingos Francisco; Abnilde Lima de São Tomé e Príncipe; Evandro P. Lopes e António Pinto Almeida de Cabo Verde e; Salomão Bandeira de Moçambique.

Os resultados esperados do projeto são podem ser acessados na página do Projeto CESP do SiBBr. Além da apresentação do projeto, houve a apresentação do Programa Capacity Enhancement Support Programme-CESP, iniciativa do GBIF (Global Biodiversity Information Facility) que visa apoiar a capacitação de países e organizações parceiras que contribuem e se beneficiam da plataforma global de dados em biodiversidade.

Foram também apresentados os pontos focais do GBIF no Brasil (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr) e os do GBIF em Portugal e Angola. Fizeram as apresentações Keila Juarez MacFadem, Rui Figueira e Manuela Pedro respectivamente.

O email do projeto para dúvidas e considerações é cesp.gbif.2021@gmail.com.

Introdução às funcionalidades do Specify

O Webinário 2 do Projeto “O papel das Redes de Coleções Zoológicas no avanço e no preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bancos de dados de acesso aberto (CESP 2021-008) - GBIF/SBZ”, teve como foco principal o uso do software Specify, sendo abordado o tema: “Introdução à Plataforma Specify 6 e suas principais funcionalidades”.

Moderado pela Dra. Luciane Marinoni, Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia - SBZ, e coordenadora do projeto CESP 2021- GBIF/SBZ, o webinário contou com a participação do Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, Coordenador Geral de Ciência e Biodiversidade da Secretária de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) durante a abertura.

Os apresentadores foram o Dr. Rui P.N. Figueira, da Universidade de Lisboa, representante do Nó Português do GBIF, e o Dr. Cleverson R.M dos Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi que explicaram quais as principais funcionalidades do Specify, assim como introduziram os temas que serão apresentados com maiores detalhes nos próximos webinários. Os próximos webinários 3, 4 e 5, tratarão especificamente do uso do Specify 6 e requisitos de infraestrutura informática; da preparação e importação de dados para o Specify 6 e da publicação de dados para utilizadores avançados.

No final do webinário, depois da seção de perguntas, houve a participação do Dr. José Luis Birindelli, professor e pesquisador da Universidade Federal de Londrina (UEL) que repassou aos ouvintes sua experiência com o Specify e a gestão da coleção.

O evento foi realizado na plataforma Zoom, com a participação de 60 convidados de várias instituições do Brasil, Angola, Cabo Verde e Portugal; e teve transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube com cerca de 300 espectadores.

Acesse ao vídeo

Acesse as apresentações

Uso do Specify 6 e requisitos de infraestrutura informática

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizou no dia 25 de novembro de 2021 o Webinário 3, que teve como temas principais:

  • Avaliação das respostas do questionário online
  • Requisitos de infraestrutura informática
  • Uso do Specify.

Acesse ao vídeo Webinário 3 no Canal do Youtube do SiBBr.

Acesse à apresentação

Para o Webinário foi realizado uma demo sobre o uso do Specify com uma máquina virtual e Specify 6 instalado. Para seguir o webinário é necessário realizar o download dos seguintes arquivos:

...
Manual de instruções Webinar 3
Download
...
Ambiente Virtual Box
Download
...
Máquina virtual com o Specify 6 - RNP
Download

Preparação e importação de dados para o Specify 6

O Webinário 4 do projeto CESP2021-GBIF/SBZ será realizado no dia 15 de dezembro de 2021 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento terá como temas principais “Tipologias de importação de dados (espécimes, taxonomia), “Preparação de um Template para Importação de dados” e “Importação de Dados” para o Specify 6”.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve.

Publicação de dados para utilizadores avançados de Specify 6

O Webinário 5 do Projeto CESP2021-GBIF/SBZ será realizado no dia 21 de janeiro de 2022 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento terá como temas principais “Publicação através do GBIF - plataforma IPT”, “Exportação de Dados do Specify em Darwin Core” e “Publicação Automática por Ligação à Base de Dados”.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve.

Estado-da-arte das coleções brasileiras

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizará o Webinário 6 no dia 25 de fevereiro de 2022 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento terá como tema principal “Estado-da-arte das Coleções Zoológicas Brasileiras”.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve.

Outras iniciativas nacionais e internacionais em coleções biológicas - compartilhamento de experiências

O Webinário 7 do projeto CESP2021-GBIF/SBZ será realizado no dia 25 de março de 2022 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento terá como tema principal “Outras Iniciativas Nacionais e Internacionais em Coleções biológicas – Compartilhamento de Experiências”.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve.

Mais informações sobre o projeto: