CESP

National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization


National Portals Workshop: taxonomic databases, species data information and visualization

O proponente do projeto é a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como parceiros os países participantes do GBIF: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, e Peru, além de um representante da base de dados internacional de Vertebrados, a Vernet

Devido à pandemia do coronavírus, durante o ano de 2021, foram programadas apenas Webinars e reuniões virtuais, divididas em três Módulos: (1) Bancos nacionais de taxonomia, (2) Catálogo de espécies e (3) Visualização de dados e informações nos diferentes portais de biodiversidade.

Confira mais informações sobre os resultados, webinars e programação clicando em cada módulo.

Módulo 1

National taxonomic databases


Saiba mais
Módulo 2

Species catalogs


Saiba mais
Módulo 3

Biodiversity data portals and visualization

Saiba mais

Módulo 1 - National taxonomic databases

Os primeiros webinars relacionados ao Módulo 1 aconteceram no mês de maio. Foram dois webinars, onde cada país apresentou como são organizados os dados taxonômicos e/ou suas listas de espécies.

O Webinar 1, realizado em 13 de maio de 2021 e moderado pelo Brasil, contou com a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, bem como as apresentações do SiBBr, Argentina e Costa Rica. O segundo webinar, realizado no dia 27 de maio de 2021, teve a apresentação da Conabio do México, SiB Colômbia e os representantes do Ministério do Meio Ambiente do Chile. Para o webinar 3 convidamos a três especialistas para apresentar como organizam os dados taxonómicos em outras plataformas internacionais.

As realidades diversas entre os países refletem na construção diferenciada dos bancos e listas taxonômicas nacionais. Por meio das apresentações e discussões realizadas foi possível entender as dificuldades enfrentadas e similaridades na organização dos dados em biodiversidade. Embora cada país se encontra num estágio diferenciado de desenvolvimento dos portais nacionais de biodiversidade, existe um alinhamento na intenção de compartilhamento de dados e cooperação mútua, além de um entendimento da importância de se avançar na implementação de uma lista taxonômica de espécies da América Latina e Caribe.

Acesse as apresentações dos países realizadas nos webinars 1, 2 e 3:

Webinar 1

Webinar 2

Webinar 3

Módulo 2 - Species catalogs

O primeiro webinar relacionado ao Módulo 2 aconteceu no mês de setembro, com apresentações sobre Plinan Core, estado da arte e implementação.

Com a participação de palestrantes da Costa Rica e da Colômbia, o segundo webinar foi realizado em espanhol no dia 14 de maio de 2021. Foi moderado pelo Brasil e contou com o apoio do Atlas of Living Costa Rica (CRBio) e do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade da Colômbia (SIB Colombia). As equipes desses sistemas acompanham o desenvolvimento, atualização e retificação do padrão Plinian Core no Taxonomic Databases Working Group (TDWG), responsável pelo desenvolvimento e atualização dos padrões de Biodiversidade para publicação e compartilhamento de dados.

As apresentações e discussões realizadas no Webinário possibilitaram um entendimento melhor do padrão Plinian Core, em que estado se encontra na aprovação e implementação do padrão e as respectivas extensões no IPT (Integrated Publishing Toolkit) - ferramenta do GBIF para a publicação de dados. Além disso, a equipe do CRBio está em processo de aprimoramento de um módulo, voltado para o consumo e visualização de informações sobre as espécies, que utilizará o padrão Plinian Core na plataforma Living Atlas.

Acesse as apresentações realizadas durante o webinar.

Acesse aos vídeos dos Webinars

Módulo 3 - Biodiversity data portals and visualization

O webinar do módulo 3 será dividido em duas partes, a primeira sobre a instalação da plataforma Living Atlas, infraestrutura e inovações em comparação com outras plataformas nacionais e a segunda sobre as ferramentas administrativas dos diferentes módulos para os gestores de dados.

Em breve mais informações.