Participe

1 Prepare os dados para publicação

Os dados precisam estar num formato de dados estruturados (planilha ou banco de dados) com um identificador para cada registro, além de estarem padronizados em Darwin Core (DwC). Assista ao vídeo sobre como padronizar seus dados em DwC. Use as planilhas modelo com o cabeçalho em Darwin Core e acesse a página Biodiversity Information Standards (TDWG) para mais informações sobre o Padrão DwC.

2 Melhore a qualidade dos dados

3 Entre em contato com o SiBBr

Os dados serão publicados na ferramenta IPT (Integrated Publishing Toolkit) e, para tanto, faz-se necessária a criação de um login e senha pela equipe do SiBBr. Você deverá encaminhar um email para atendimento_sibbr@rnp.br, informando a sua institituição ou rede de pesquisa associada e encaminhando uma breve descrição do conjunto de dados (título e resumo)

4 Selecione a licença e preencha os metadados no IPT

Com o suporte da equipe do SiBBr você deverá preencher as informações sobre os metadados na ferramenta IPT. Lembre-se de colocar os contatos do recurso, os métodos de amostragem e outras informações relevantes. Por último, escolha uma licença Creative Commons, definindo as condições para o compartilhamento e uso dos dados. Você poderá publicar os seus dados tanto no SiBbr quanto no GBIF!

5 Publique um data paper (opcional)

Uma vez preenchidos os metadados e publicado o conjunto de dados, é possível publicar um data paper, um artigo científico que descreve o conjunto de dados. Confira as revistas e especificidades sobre este tipo de publicação.