O GBIF — Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade — é uma rede internacional e infraestrutura de investigação financiada por governos de todo o mundo, com o objetivo de dar a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre toda a vida na Terra.

Tartaruga-cabeçuda, Caretta caretta Linnaeus, 1758 por José Sabino. Foto licenciada sob CC BY-NC 4.0

Coordenado através do seu Secretariado em Copenhague (Dinamarca), a rede de países e organizações participantes do GBIF, trabalha através dos nós participantes, como o SiBBr. O GBIF fornece às instituições detentoras de dados em todo o mundo padrões comuns e ferramentas de código aberto que permitem partilhar informações sobre onde e quando as espécies foram registradas. Esse conhecimento deriva de muitas fontes, desde espécimes de museus preservados e coletados nos séculos XVIII e XIX a fotos de smartphones georreferenciadas que são partilhadas por naturalistas amadores nestes últimos dias e semanas.

A rede GBIF reúne todas essas fontes através do uso do padrão Darwin Core, que forma a base do índice GBIF.org de centenas de milhões de registros de ocorrência de espécies. Os publicadores fornecem acesso aberto aos seus conjuntos de dados sob licenças Creative Commons legíveis por máquinas, permitindo que cientistas, investigadores e outros apliquem os dados em centenas de publicações revistas e documentos de apoio à decisão todos os anos. Muitas dessas análises - que cobrem tópicos desde os impactos da mudança climática e a disseminação de pragas invasoras e exóticas até prioridades para conservação e áreas protegidas, segurança alimentar e saúde humana - não seriam possíveis sem esta infraestrutura.

O SiBBr, nó brasileiro do GBIF e membro votante des de 2019, participa ativamente das decisões e prioridades do GBIF nos encontros anuais e outras reuniões de engajamento e mobilização de dados, bem como reuniões por região como a dos nós de America Latina e Caribe. Além disso, o SiBBr também coordena a seleção de pre-candidatos para editais do GBIF bem como pode submeter propostas para o GBIF e participar de Projetos de "Capacity Enhancement Support Programme".

Mais informações