Busque e analise

Provedores de dados do SiBBr

Além de disponibilizar os acervos das coleções biológicas do Brasil, o SiBBr também é um repositório de dados de ocorrência, listas de espécies e informações ambientais provenientes de instituições de pesquisas e/ou redes colaborativas nacionais e internacionais. Existem várias categorias de provedores de dados do SiBBr. Confira os dados dessas redes, instituições e programas clicando em cada provedor.

Redes, programas e projetos de pesquisa governamentais

Redes, programas e projetos de pesquisa governamentais Projetos, programas ou redes, coordenados ou fomentados pelos órgãos governamentais, tanto nas esferas federal, estadual ou municipal, visam atender a determinada política pública ou buscar soluções/diagnósticos para determinado problema local ou regional. Veja algumas dessas iniciativas relacionadas ao tema biodiversidade e/ou meio ambiente.


Programas de pesquisa em ecologia, biodiversidade e meio ambiente

Projetos e programas de pesquisa de longa duração produzem dados ecológicos e/ou dados de eventos de amostragem. Esses dados descrevem ocorrências de espécies no tempo e no espaço, além de informações sobre o esforço amostral. Tanto estudos pontuais quanto programas de monitoramento, com protocolos definidos, irão gerar dados quantitativos que viabilizam a detecção de mudanças e tendências populacionais. São fundamentais para subsidiar políticas voltadas para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, além de prognósticos da biodiversidade.

  • Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração

  • Programa de Pesquisa em Biodiversidade

Projetos de pesquisa em taxonomia e biodiversidade

Projetos e iniciativas, como o Refauna e Reflora são fundamentais para aumentar o conhecimento histórico da biodiversidade brasileira. Esses projetos tem como objetivo a repatriação digital de espécimes, muitas vezes descritas pela primeira vez (holótipos), coletadas no Brasil e catalogadas em herbários e museus de zoologia da Europa e dos Estados Unidos.


Iniciativas e organizações do terceiro setor

ONG's e instituições da sociedade civil que realizam estudos e pesquisas sobre a biodiversidade, como monitoramento de fauna, atropelamento de animais silvestres, dentre outras atividades, produzem dados e informações que podem ser disponibilizadas no SiBBr. Esses dados contribuem para a pesquisa e o conhecimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a gestão de políticas públicas. Conheça os projetos que compartilham seus dados no SiBBr!


Laboratórios de pesquisa

Laboratórios de pesquisa, geralmente vinculados às universidades, produzem informações diversas, incluindo temas como: etnobiologia, povos tradicionais do Brasil, história natural, conservação da biodiversidade, ecossistemas e biomas do Brasil. Os resultados das pesquisas realizadas, vinculadas a diferentes instituições, são disponibilizadas no SiBBr.



Orgãos Estaduais de Meio Ambiente

Dentre as diversas atribuições das Secretarias de Meio Ambiente - Estaduais, Municipais ou Distrital, estão aquelas relativas à conservação da biodiversidade, licenciamento ambiental e gestão da informação. Desta forma, é crescente o número de Secretarias de Meio Ambiente que procuram o SIBBr para disponibilizarem dados e informações em biodiversidade.

Setor privado, fundações e licenciamento ambiental

Empresas e organizações privadas que realizam estudos e pesquisas sobre a biodiversidade, no âmbito de Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) ou Programas de Monitoramento, produzem dados e informações que podem ser disponibilizados no SiBBr. O compartilhamento de dados de forma aberta é importante para aumentar o conhecimento científico da biodiversidade e contribuir para a gestão dos recursos naturais. Além disso, as empresas demonstram o seu comprometimento com os indicadores de sustentabilidade ESG (da sigla em inglês Environmental, Social and Governance), relativos aos aspectos sociais, ambientais e de governança.


  • Fundação Renova Biodiversidade

    A Fundação Renova é uma organização não governamental privada e sem fins lucrativos. Foi constituída em 2 de março de 2016, por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta. Com a missão de implementar e gerir os programas de reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG, a Fundação coordena vários programas de monitoramento da biodiversidade com informações de variáveis ambientais. Todos os dados coletados, bem como algumas análises, encontram-se disponíveis para consulta e download.

  • Empresas de consultoria ambiental

Instituições governamentais

Instituições governamentais como o Ministério do Meio Ambiente - MMA, o Instituto Chico Mende de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE produzem dados e informações oficiais, muitas vezes em parceria com universidades e pesquisadores. Confira os dados dessas instituições clicando em cada provedor.


Projetos e programas com parceria internacional

Trata-se de projetos com a participação de organizações internacionais e instituições brasileiras, incluindo projetos coordenados por instituições internacionais, com coletas no Brasil, projetos financiados por instituições estrangeiras, além de outras formas de cooperação ou parcerias.

Redes e iniciativas internacionais em biodiversidade

O SiBBr divulga dados e informações de redes, projetos e iniciativas nacionais e internacionais. Destacam-se as iniciativas de ciência cidadã de relevância internacional como o eBird e o iNaturalist - com dados de ocorrência de espécies no Brasil e imagens georreferenciadas; a Encyclopedia of Life - EOL, que fornece imagens e dados taxonômicos; além do GBIF, com dados repatriados bem como imagens e listas de espécies.


Redes brasileiras e grandes acervos

O trabalho coordenado de diversas instituições na organização, atualização e hospedagem dos dados e/ou imagens com foco em determinado grupo taxonômico ou região, é um exemplo de uma rede colaborativa. Destacam-se a rede Taxonline, para coleções do estado do Paraná, e a rede JABOT, coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O JABOT é também um sistema de gerenciamento e visualização de dados de herbários, onde posteriormente, a informação também é compartilhada e divulgada por meio do SiBBr. A maioria dos sistemas de gerenciamento de coleções biológicas, tais como o Specify, Brahms, SiColNet (Fiocruz), Alelo (Embrapa), dentre outros, conectam as bases de dados com o Integrated Publishing Toolkit (IPT), ferramenta de publicação e compartilhamento de dados desenvolvida pelo GBIF. Desta forma, várias instituições e grandes acervos dispõem de um IPT institucional, facilitando o consumo pelo SiBBr e posterior compartilhamento na rede GBIF. Confira os dados dessas redes, coleções e grandes acervos clicando em cada provedor.